Movidos

"Somente quando encontramos o amor,
é que descobrimos o que nos faltava na vida"

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Nem um passo atrás, nem para pegar impulsão!

Neste final de semana - sábado - fui participar de um vídeo debate junto de alguns jovens camaradas da UJS de Caxias do Sul. Mas, mais do que isso...
Mesmo em silêncio fui lá prestar minhas homenagens, não a heróis - a jovens engajados numa causa, num sonho. Fui lá visitar alguns amigos, alguns companheiros. Alguns conhecidos e desconhecidos, que dão provas de amor contundente ao seu povo, e oferecem a própria vida por uma causa. Uma causa que é de todos: A construção de uma nova ordem societária, sem dominação e exploração de classe, etnia e gênero. Fui lá reafirmar meu compromisso de seguir a mesma luta. Lutar todos os dias contra o analfabetismo, a desigualdade, a exploração, o colonialismo, a corrupção, o imperialismo e as transnacionais que continuam vindo aqui roubar nossas riquezas naturais, agora na forma de soja, minério de ferro, etanol, sementes, água, etc. Fui lá expressar minha gratidão por seus exemplos de dignidade e humildade que demonstram nos movimentos sociais e em suas vidas. Fui lá agradecer seus exemplos de espírito de sacrifício, de humanismo e de amor ao estudo da causa. De acreditar e defender que somente o conhecimento e a consciência liberta verdadeiramente as pessoas da opressão e exploração. De exercitar e explicar que somente o povo organizado, pode resolver seus problemas e derrotar seus inimigos.
Como diria Gramsci, Odeio os indiferentes - e Eu também - Acredito que "viver significa tomar partido" Não podem existir os apenas homens, estranhos à cidade. Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida. Por isso odeio os indiferentes.
Não sei o que possa parecer aos olhos dos outros, mas aos meus, acredito ser fundamental que consigamos persistir, sacrificar-nos até - conscientemente diria - sinto que realmente, um outro mundo é possível, urgente até...
Vi um brilho nos olhos de meus companheiros, JOVENS CAMARADAS pouco visto - aí na rua,
Obrigado, pelos seus exemplos!!!
Deixo o encerramento por conta de meu amigo
Ernesto Guevara de la Serna,
Pouco importa onde a morte nos surpreenderá: que ela seja bem vinda, contanto que nosso grito de guerra seja ouvido, que outras mãos peguem em armas e que outros homens se levantem para entoar cantos fúnebres em meio do barulho das metralhadoras e de novos gritos de guerra e vitória.
Temos uma longa caminhada pela frente, para poder reascender o movimento de massas, organizar nosso povo e fazer lutas sociais, que de fato eliminem as causas de tanta pobreza e desigualdade.
"A argila fundamental de nossa obra é a juventude.
Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos
para receber idéias para moldar nosso futuro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário