Movidos

"Somente quando encontramos o amor,
é que descobrimos o que nos faltava na vida"

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Se você treme de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros. Che Guevara


Retornando as reflexões, análises...e para isso é necessário escrever, "socializar"...

Pretendo ser bem PONTUAL, quanto ao meu sentimento e para isso estarei "dialogando"com dois camaradas com espírito "revolucionário" - Che Guevara e Ulisses Tavares -

Certamente chego próximo do entendimento da frase de Marx " A religião é o suspiro da criança acabrunhada, o coração de um mundo sem coração, assim como também o espírito de uma época sem espírito. Ela é o ópio do povo"...

Enfim, ocorre que neste final de semana, junto do meu jovencito, fizemos uma viagem de moto...o que me fez um bem enorme, por tudo que vivi, como sempre vivendo com gosto e paixão ao lado dele...tudo que antes era simplista demais...hoje passa a ter sentido, um "gosto" diferente...que amo...

Eu e meus "inventos" (como diz a D. Maria), faz uns 2 anos que não consumo mais carne nas minhas refeições, e isso faz com que meu consumo de coisitas doces aumente, e já digo não parei de consumir carne por questões de saúde, se não já teria largado outras coisitas prejudiciais...não como carne simplesmente por que não acho justo matar um animalzinho para me sentir "satisfeita"...

E como a noite prometia um "arsenal de bichinhos assados" logo manifestei minha necessidade de comprar chocolates, e como sempre também "outro invento" compro como se fosse a última vez que irei comer na vida...e logo saio do mini mercado de Urubici/SC com três barras uma de cada sabor...
Avistamos uns camaradas no posto de gasolina e ali paramos para nos "agrupar"...mas de imediato, perco o foco...isso não é um invento...isso é inerente a mim, por isso a frase do Che... vejo três pequenos cidadãos e me aproximo, sim por que não consigo ficar "indiferente"...olhar e fingir que nada vi...por isso que Ulisses entenderia...

Eu conhecer os novos camaradas??? sim claro...mas a injustiça, a dicotomia, a desigualdade grita aos meus olhos e logo me aproximo dos três e claro (invento: grande habilidade de conversar com estranhos) começo a conversar com eles: Ricardo 9 anos, Gabriel e Gabriela (gêmeos 6 anos)... três crianças - retrato da exclusão e desigualdade social que é IGUAL em todos os cantos do nosso país...as estratégias de sobrevivência, não mudam...e elá estavam eles, buscando em meio a belas paisagens e pessoas felizes contagiadas por inúmeros sentimentos....comida!!!!!!!!! algo que preenchesse muito mais que a fome...nos olhos deles conseguia ler as carências, a raiva, a desesperança, a fome de muitas coisas!!!!!!!!!

(...)tem gente passando fome. E não é a fome que você imagina entre uma refeição e outra...
Quem me conhece sabe que também não é um "invento" não concordo com "esmolas"...meu projeto ético político, é a luta por uma nova ordem societária, não por "ajuda", luta e defendo a efetivação de direito, "socializar a riqueza para romper com a desigualdade"...não dar o que não me serve...Marx já disse "a religião é o ópio do povo"...e tb não me comovo ao ponto...por que jpa dizia o querido Toni C. (que Sharon tanto me fala) ... Tudo demonstra que, por trás da nobre comoção, está embutido um mesquinho sentimento de classe...o sentimento que me bate é revolta...indignação...

Só sei que eu também não sou as coisas. Eu me revolto...

Onde entra o chocolate nessa história??? bem entra nesse meu sentimento mesquinho de ter a opção de escolher o que comer, e comprar quantos chocolates eu tiver vontade...me senti mal...e não dei os chocolates a eles movidos por esse sentimento, mas movido pelo sentimento de romper com essa parte individualista que tenho em mim...e ver que Gabriela ao pegar a barra de chocolate abriu e saiu comendo bem feliz...certamente nada mudou...mas em mim sim... “lugar de ser feliz não é no supermercado...é...”


Ao ir embora, pensei comigo, quantas pessoas não viram eles...ou se viram ao fazer a primeira curva logo esqueceram...é Uliesses "Tem gente que existe e parece imaginação..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário